quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cereais e derivados, tubérculos


Os cereais, os seus derivados e os tubérculos são a principal fonte de hidratos de carbono e, consequentemente, os principais fornecedores de energia, para além de possuírem vitaminas do complexo B, sais minerais, e fibras alimentares.
Os cereais possuem propriedades nutritivas (oligoelementos, vitaminas, sais minerais e enzimas), energéticas e fortificantes que se manifestam plenamente quando consumidos integrais. Devido a estas características, são essenciais ao crescimento e a estados específicos como a gravidez, a convalescença ou a fadiga. Na verdade, os cereais contêm todos os elementos necessários para compensar as energias despendidas pelo organismo.
Exemplos de cereais: arroz, aveia, cevada, centeio, milho e trigo.

Os tubérculos contêm uma apreciável quantidade de vitamina C. Quanto às proteínas, têm poucas, mas as leguminosas secas, sobretudo a soja, possuem-nas em grande abundância, enquanto os cereais as têm em quantidades intermédias. Dos tubérculos, a batata é a rainha, mas nutricionalmente os outros são semelhantes. O amido é o açúcar alimentar mais adequado ao nosso metabolismo para a realização de esforços físicos e intelectuais, com a sua digestão lenta e a sua absorção contínua e demorada. Os tubérculos possuem também minerais e vitaminas B.

Nenhum comentário: