quarta-feira, 6 de maio de 2009

Lacticínios

Este grupo inclui o leite e os seus derivados, excepto a manteiga e natas.
Todas as variedades de iogurtes e de queijos fazem parte deste sector da pirâmide dos alimentos.
Estes produtos são os grandes fornecedores de cálcio ao organismo. São também boas fontes de proteínas de alto valor biológico, fósforo e vitaminas do complexo B.
Actualmente estão disponíveis variadas alternativas dentro dos produtos lácteos. Podem conter diferentes teores de gordura, ser enriquecidos em algum nutriente (cálcio, magnésio ou fibra ) ou cumprir alguma funcionalidade (baixar o colesterol ou melhorar trânsito intestinal).
Os queijos apresentam diferentes níveis de gordura e sal consoante o tipo e a forma de preparação.
É recomendada a ingestão diária de 2 a 3 porções, sendo essencial uma escolha adequada dos produtos em função das necessidades do organismo.
Determinadas fases da vida poderão exigir quantidades superiores mas deverá ser o profissional de saúde a fazer a recomendação. As mulheres grávidas ou a amamentar devem consumir entre 3 a 4 porções diárias.
Os lacticínios são muito ricos nutricionalmente mas as nossas necessidades diárias foram definidas pelo facto de serem os grandes fornecedores de cálcio da alimentação.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Quando eu era criança e até muito recentemente, eu não gostava do sabor do peixe. Mas depois os médicos me disseram que eu tinha que começar a comer mais peixe, porque o peixe tem muitas vitaminas que são saudáveis. São as vitaminas que o corpo necessita. Mas eu não sei como cozinhar peixe. Então eu vou para alguns restaurantes em sp que vendem peixes. Dessa forma, eu posso comer peixe.